domingo, 4 de dezembro de 2011

Adeus Doutor!


Alguns (poucos) jogadores de futebol são capazes de transcender rivalidades, seja pelo tamanho talento ou pela tamanha simpatia. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi uma dessas poucas exceções, por seu tamanho talento, por sua tamanha simpatia, e por sua tamanha inteligência. Sócrates não foi apenas exceção por ultrapassar as rivalidades e ser querido pelos fãs de futebol de todos os times, mas foi uma exceção também por ter se preocupado em estudar, por ter se tornado médico, e por ter criado junto a outras exceções do futebol um dos movimentos político-esportivos mais bonitos, a Democracia Corintiana.

Iniciada na década de 80, quando o Brasil ainda vivia a Ditadura Militar, a Democracia Corintiana consistia num sistema onde jogadores, comissão técnica e diretoria tomavam as decisões através de votos. Nessa época o Corinthians conseguiu quitar todas as suas dívidas, e chegou a semi-final do Campeonato Brasileiro. Com o lema “Ganhar ou perder, mas sempre com democracia” o Corinthians foi um dos grandes responsáveis pela divulgação da campanha “Diretas Já!”, pois estampou nos uniformes frases e propagandas com esse propósito.

Ao lado de Sócrates estiveram no movimento outros grandes ídolos corintianos, como Casagrande, Zenon e Wladimir. No entanto, Sócrates foi quem continuou a ser o mais politizado, deixando sempre expostas suas opiniões sobre os problemas políticos e sociais do país e do futebol, mesmo quando era necessário criticar seu próprio Corinthians. Hoje, o Corinthians honra o nome do Sócrates sendo pentacampeão, mas infelizmente não honra a história que o Doutor e seus companheiros construíram, de um clube correto e democrático.

Por sorte, a grandeza de Sócrates e da Democracia Corintiana é tão grande que nem o Sr. Andrés Sanchez, que praticamente ignorou a morte de um ídolo que ele jamais será, é capaz de diminuir a tristeza pela morte do Doutor, e a alegria daqueles que tiveram o prazer de vê-lo jogar, ou simplesmente falar...

Adeus Doutor!
Esteja certo de que muitos ainda lutam para que a sua luta pelo futebol não tenha sido em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário