quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Discordo, Lugano!

Evra comemora a vitória do United sobre o Liverpool

Como era de se esperar a disputa, que já está virando até clássico, entre Patrice Evra e Luis Suarez continua repercutindo. Tudo porque no último confronto entre o United, de Evra, e o Liverpool, de Suarez, os dois não deram o tradicional aperto de mão antes da partida. Evra chegou a estender a mão para Suarez, que passou direto, provocando a ira do jogador francês, que ao final do jogo, após a vitória de sua equipe, fez questão de comemorar, e muito, na frente do uruguaio.

Veja o momento do não aperto de mão no vídeo abaixo!

A reação de Suarez, para mim, não se deve a um sentimento racista que ele possa ter, mas sim a ele entender que Evra o fez pagar por algo que na opinião dele, nunca existiu. É assim que pensa também o companheiro de seleção de Luisito, Diego Lugano.  Lugano declarou que Suarez “tem culhões para fazer o que fez”, e que o jogador “apenas seguiu suas convicções”, “Vivemos em democracia, e se não quiser cumprimentar alguém, não cumprimente. Muito menos uma pessoa que o fez passar por momentos tão ruins", completou o zagueiro.

Discordo! De Lugano e de Suarez! Entendo o ponto de vista dos dois, mas entendo também que os jogadores de futebol precisam entender melhor sua posição dentro da sociedade e seu poder de influência, e que por isso, não devem, por qualquer motivo, incitar conflitos, que podem acabar se refletindo nas torcidas. Evra também não gostou do que Suarez lhe fez, mas passou por cima disso e estendeu sua mão ao companheiro de profissão, mostrando que respeito, educação e perdão devem estar acima do rancor.

Era o que deveria ter feito Suarez, primeiro para comprovar que tudo não passou de um mal entendido, e que ele realmente não julga outro ser humano por sua cor, e depois para dar o exemplo a milhares de torcedores que o estavam assistindo naquele momento, pois ao contrário do que diz o presidente da FIFA, Joseph Blatter, o racismo no futebol existe sim, e em grandes proporções, e precisa ser exterminado.

No entanto, o que Suarez conseguiu foi manchar sua imagem perante os torcedores e desgastar sua relação com o Liverpool, que pretende vender o jogador, por este não zelar pela boa imagem do clube. O Paris Saint-Germain, time atual de Lugano, é o destino mais provável do jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário