quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Igualdade, Fraternidade e Rock n' Roll - Conheça o time mais legal do mundo



Há tempos estou para escrever sobre o que considero ser o time mais legal do mundo. Conheci o St. Pauli tem pouco tempo, assim que eles subiram para a primeira divisão da Bundesliga na temporada 2009/2010. Mas a admiração pelo clube foi instantânea, e a alegria em encontrar uma instituição dentro do futebol com esses princípios foi enorme. Sempre acreditei, e defendi, que o futebol é mais que um esporte e que através dele é possível expor diversas questões que podem fazer do futebol, e do mundo, algo melhor.

O St. Pauli foi oficialmente criado em 1910 em Hamburgo na Alemanha. Não é dos times mais bem sucedidos futebolisticamente, mas possui peculiaridades que o tornam um dos times mais famosos da Europa. O time teve idas e vindas entre as divisões do futebol alemão. Após estar novamente na primeira divisão na temporada que passou, o St. Pauli voltará para a segunda divisão da Bundesliga. Mas o futebol acaba sendo um capítulo a parte nesse clube.

"The Pirates of the League", ou "Os Piratas da Liga", são famosos por terem uma relação com pensamentos de esquerda, e sua torcida se orgulha por formar um grande grupo anti-racista, anti-fascista, anti-sexista e anti-homofobia. Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, é o clube com maior número de torcedoras (sim, do sexo feminino) do país. A direção do clube chegou inclusive a retirar um anúncio da revista Maxim, após protesto de suas torcedoras por se tratar de uma anúncio ofensivo para as mulheres.

A posição política do St. Pauli contribui para que diversos artistas se unam às causas do clube, em especial bandas de rock, como o Tubonegro, banda norueguesa que fez uma versão de uma de suas músicas para o clube. Até mesmo o Bad Relligion, banda estadunidense, está ao lado do St. Pauli, e já participou de um concerto beneficente organizado pelo clube. As relações com o Rock n’ Roll não param por aí. O time sempre entra em campo ao som de Hells Bells do AC/DC...



E quando é gol do St. Pauli o sistema de som do estádio toca Song 2, do Blur...


Outra relação do clube é com o Celtic FC, clube escocês que é contra a cora britânica e tem sua história marcada pela luta pela liberdade religiosa na Grã-Bretanha durante a Reforma Protestante (um bom assunto para um próximo post). Além do Celtic, o St. Pauli tem ligação com países que formam a FIFI (Federação Internacional de Futebol Independente), que reúne países não reconhecidos pela FIFA. O primeiro mundial da FIFI (que também será assunto de um próximo post) foi organizado em 2006 com ajuda da diretoria do St. Pauli, que chegou a participar do torneio com o nome de República de St. Pauli.

Mas não só de futebol vivem os Piratas! O clube conta com instalações para a prática de diversos esportes, como futebol americano, baseball, boliche, boxe, xadrez, ciclismo, handaball, e tênis de mesa, além do rugby. O St. Pauli possui times femininos e masculinos de rugby, sendo o feminino mais bem sucedido, por ter ganhado por 8 vezes o Germany Rugby Union Championchip, e por 3 vezes o Sevens Championchip.

Muito mais pode ser dito sobre o St. Pauli, o clube tem muita história (e que bela história) para contar, mas acho que já deu para entender porque o meu título de time mais legal do mundo vai para ele não é mesmo?! Se ainda não se convenceu, ou quer apenas conhecer mais, aguarde o filme que será lançado (espero eu que aqui no Brasil também) sobre um grupo de torcedores do St. Pauli. Essa informação foi retirada de um blog de torcedores brasileiros dos Piratas (http://fcstpaulibrasil.blogspot.com/), excelente para quem quer acompanhar o time.

Um comentário:

  1. Olá Patrícia, obrigada pela citação. Vou colocar o seu blog na lista dos blogs no St. Pauli Brasil.

    Abraços,

    ResponderExcluir