quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Neymar é "cai-cai", Rogério Ceni exagerou, e o Brasil é um país livre...

Eu fiquei em dúvida se deveria escrever ou não sobre isso. Penso que muita gente vai desconsiderar minha opinião, por achar que estou sendo parcial, mas esse não é o caso. Eu torço pelo São Paulo Futebol Clube, e admiro, até com certa obrigação, nosso goleiro Rogério Ceni. O admiro especialmente pela dedicação que ele tem ao meu time, vou fazer 22 anos de idade, Rogério tem 21 anos de São Paulo, eu cresci com esse time e com esse jogador em particular.

Por vezes discordei de algumas atitudes do Rogério, não é porque ele é um ídolo para mim que vou achar tudo que ele fala bom e correto, e também não é porque muitos não gostam dele, que vou sentir-me culpada por admirá-lo. Muitos ídolos no futebol são adorados apenas por sua torcida, a maior parte deles na verdade, e acredito que isso é normal e faz parte da rivalidade, mas claro, existem exceções, que por simpatia ou por serem bons demais extrapolam esse sentimento, mas esse não é o assunto.

Na segunda-feira, Rogério Ceni participou do programa “Bem Amigos” Da Sportv, eu particularmente não assisti, só vi a repercussão de sua declaração sobre o Neymar nos últimos dois dias da internet. Acredito que Rogério exagerou ao dizer que 50% das faltas sofridas pelo Neymar são cavadas, até porque, ele provavelmente não tem esses dados para fazer tal afirmação. Mas que o Neymar cava falta não é novidade para ninguém, há os que defendem, tudo bem, mas eu particularmente não gosto desse tipo de artimanha.

Mas acima de qualquer coisa, acredito que Rogério Ceni tenha criticado apenas essa característica do Neymar (por sinal, eu criticaria outras), acredito que ele não esteja querendo desmerecer o futebol do Neymar ou algo parecido. Neymar é um grande jogador para o futebol brasileiro, e poderá vir a ser para o futebol mundial, mas até mesmo para chegar no nível de melhor jogador do mundo terá de aprender a parar de cair, ou alguém vê o Messi se jogando por aí?

Rogério não é o primeiro a criticar o Neymar, com certeza não será o último, mas a “polemização” das declarações feitas por Rogério Ceni se dá pelo fato dele ser um jogador de futebol em atividade, e principalmente, por ser de um time rival. Em um esporte tão pobre de gente que tenha opinião, que se interesse pelo esporte como um todo, e não o veja apenas como um meio para o dinheiro e a fama, acredito que Rogério Ceni não deveria ser criticado, mas parabenizado por ter coragem de dar sua opinião, ainda que polêmica.

E que fique claro, não estou dizendo que ele está certo no que disse, apesar de achar o Neymar um exímio “cai-cai”, estou apenas dizendo que Rogério Ceni, como qualquer outro jogador, tem direito de saber pensar e de opinar. Farei a observação óbvia, porque muitos gostam de se fazer desentendidos, desde que as declarações não sejam desrespeitosas, não há porque privar um jogador de ter opinião, simplesmente porque nos acostumamos com os jogadores das respostas ensaiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário