segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Você sabe cantar o hino da Champions League?


Começa amanhã a nova temporada da Liga dos Campeões da UEFA. A competição entrará na sua 57º edição, e terá a final na Allianz Arena, em Munique. Eu poderia aqui fazer um apanhado das equipes que disputarão o torneio, dizer os principais destaques, os favoritos, etc, mas para isso existem os jornalistas esportivos de verdade. Eu, como mera torcedora, gosto de escrever sobre outros aspectos, e estava me perguntando “Você sabe cantar o hino da Champions League?”.

Todo ano a gente escuta aquela mesma canção, todo ano a gente escuta os narradores falarem “tá aí o belíssimo hino da Champions League”, todo ano a gente espera ansiosamente por aquela música que indica que o jogo tá pra começar. Mas você entende algo do que é dito nesse hino? Não? Eu também não entendia, mas fui atrás de entender.

Esse hino é uma adaptação de outro hino, feito por Georg Friedrich Händel, um grande compositor alemão, que se naturalizou inglês, adotando o nome George Frideric Handel e trabalhou para o Rei George II. Originalmente chamado de “Zadok the Priest”, o hino foi composto para ser tocado nas coroações da monarquia britânica, e assim vem sendo desde a coroação de George II, em 1727.

O compositor britânico Tony Britten foi o responsável por criar a versão da canção de Handel para a Champions League. Britten se uniu a Orquestra Filarmônica Real, para gravar esse que se tornou um símbolo da competição européia. Intitulado apenas de “Champions League”, o hino é cantado nos três idiomas oficiais da UEFA: inglês, alemão e francês.


O que diz o hino? Fácil saber, basta ler a tradução abaixo, e se você quer se aventurar a cantar, a letra está aí também, boa sorte! E uma feliz Champions League para todos!!!

Ce sont les meilleures équipes
Es sind die allerbesten Mannschaften
The main event
Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions!
Une grande réunion
Eine grosse sportliche Veranstaltung
The main event
Ils sont les meilleurs
Sie sind die besten
These are the champions
Die Meister
Die Besten
Les grandes equipes
The champions !
Estas são as melhores equipes
Elas são as melhores equipes de todas
O evento principal
Os mestres
Os melhores
As grandes equipes
Os campeões!
Uma grande reunião
Um grande evento esportivo
O evento principal
Eles são os melhores
Eles são os melhores
Estes são os campeões
Os mestres
Os melhores
As grandes equipes
Os campeões!


Nenhum comentário:

Postar um comentário