quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nova punição para a violência nos estádios turcos, é boa decisão para o futebol e para a política


Após episódios de violência nos estádios turcos, a Federação Turca de Futebol estava prestes a tomar aquela velha decisão: tal time jogará tantos jogos com portões fechados, ou seja, sem torcida. Mas, felizmente, uma ideia muito melhor veio, e ao invés do estádio vazio, pudemos ver um estádio lotado por mulheres e crianças. Foi no jogo do Fenerbahçe contra o Manisapor pelo campeonato turco, que essa nova “punição” foi colocada em prática pela primeira vez. O jogo ocorreu ontem, com um empate, e cerca de 41 mil mulheres e crianças que tomaram os lugares dos habituais torcedores.

A decisão dos dirigentes turcos não poderia ser mais feliz, por vários motivos. Primeiro, é uma oportunidade incrível para o público que costuma ter medo de freqüentar os estádios. Claro, medidas devem ser tomadas para que todos possam ir aos jogos em segurança e paz, mas enquanto isso não é alcançado, esse tipo de punição é interessante para que o espetáculo do futebol não seja prejudicado. Estádio vazio torna sem graça o jogo para os jogadores, para as transmissões na TV, além de prejudicar as finanças de times e federações.


Outro aspecto importante, a Turquia é um país democrático e aberto politicamente, mas de maioria mulçumana, o que gera uma série de desconfianças quanto a seu povo. Esse aspecto, inclusive tem prejudicado as negociações para que os turcos façam parte da União Européia. E essa medida, que seria absurda em outros países da mesma religião, mostra para a Europa e para o mundo que a Turquia é um país livre, e que prega a igualdade. E mais que isso, a Turquia dá o exemplo para que outros países mulçumanos permitam a entrada das mulheres nos estádios, assim como uma maior abertura política e cultural.

Assim sendo, parabéns para a Federação Turca pela medida inteligente e bonita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário