sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Breno é apenas mais um garoto a acreditar que apenas o futebol bastará...

Acho que todos tomaram um susto ao ver que o zagueiro Breno do Bayern de Munique havia sido preso, suspeito de ter colocado fogo na própria casa. Afinal com Breno sem espaço no futebol alemão, a última imagem que temos, é do garoto que com 17 anos foi considerado o melhor zagueiro do campeonato brasileiro (Brasileirão de 2007), aquele garoto tímido, tranqüilo, humilde e que sempre estampava um sorriso aberto no rosto.

O que teria acontecido então? É verdade que Breno é realmente culpado? Ainda não foi provado, nem dito com todas as letras que foi Breno quem colocou fogo em sua própria casa, o jogador foi detido apenas como suspeito, já que a lei alemã prevê que seja feita prisão preventiva quando há risco de que a investigação seja prejudicada (por alteração de provas, por fuga de suspeito, etc.).

No entanto, a prisão preventiva de Breno trouxe a tona aspectos da vida do jogador que passavam despercebidos aqui no Brasil. Desde 2008 no Bayern de Munique, o zagueiro nunca se firmou como titular, e jogou apenas 20 jogos, sendo emprestado para o Nuremberg em 2010. Lá chegou como titular, mas com uma contusão no joelho, Breno foi devolvido ao Bayern, e está sem jogar desde então. 

Na Alemanha há uma lei para que o jogador contundido não receba o salário normal, apenas um seguro do clube, situação em que Breno se encontra, e que teria sido um motivador para os problemas emocionais do jogador. O seguro recebido e muito inferior ao salário, o que estaria deixando Breno preocupado e ainda mais pressionado para voltar a jogar.

Além disso, existem rumores de que a esposa de Breno, Renata, o havia deixado, levando os três filhos do casal com ela. Sem perspectivas de voltar aos campos, não podendo arcar com o estilo de vida a que estava habituado, e com problemas familiares, Breno estaria sofrendo de depressão, e isso o teria levado a atear fogo em sua própria casa. Dizem os policiais e bombeiros, que ao chegarem à casa de Breno para controlar o incêndio, viram o jogador sair da casa oferecendo os pulsos para ser algemado.

Tudo isso pode ser apenas suposição, o que é normal numa investigação, os problemas de Breno podem apenas ter coincidido com o acidente. Entretanto, essa situação deve ser analisada, e deve servir com um aviso para clubes e federações, para que cuidem melhor do aspecto social do futebol. Casos de jogadores com depressão e outros problemas emocionais não são raros.

O futebol é um esporte muito competitivo, especialmente nos grandes clubes europeus, e muitos jogadores não têm preparo para lidar com esse tipo de pressão. A maior parte não pensa ser capaz de fazer alguma outra coisa na vida, e acaba depositando todas as esperanças no esporte, e quando ocorre uma situação como a de Breno, fica muito difícil lidar e sair bem dela.

Já passou da hora das federações e dos clubes, especialmente em países como o Brasil (onde a maioria dos meninos que querem jogar futebol é de classe baixa e não têm acesso a uma boa educação), investirem na preparação de profissionais competentes dentro e fora dos campos. Investir na educação e formação cidadã dos jogadores de futebol é investir em bons exemplos para os jovens, e mais que isso, é impedir que mais jovens jogadores, tímidos, tranqüilos, humildes e de sorriso aberto, acabem estampados nas páginas criminais dos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário