quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem é o novo ministro dos esportes?

Finalmente o Ministério dos Esportes está livre de Orlando Silva, que pediu demissão ontem em encontro com a presidente Dilma Rousseff. Orlando Silva estava desde 2006 no cargo de ministro e nesses quatro anos apenas abaixou a cabeça e aceitou tudo o que vinha do COB, da CBF/FIFA e do presidente Lula. Em nenhum momento o homem que diz ter orgulho de ter lutado pela democracia e pelos estudantes enquanto presidente da UNE, lutou por fazer uma Olimpíada, uma Copa ou um programa de assistência ao esporte de forma limpa. Orlando Silva ficou marcado como uma pessoa de respostas enroladas, e por se comportar de acordo com o comportamento de quem está acima dele.

Pois bem, uma denúncia surgiu, Orlando saiu, e Aldo Rebelo chegou. Isso é solução? Provavelmente não, há um caminho muito longo a ser percorrido para limpar o Ministério dos Esportes, e tudo que o cerca. Infelizmente, sediaremos os dois maiores eventos esportivos do mundo manchados pela corrupção e falta de preparo, mas isso todos já sabiam que ia acontecer. De qualquer forma, vamos esperar que o novo ministro seja capaz ao menos de se impor perante a FIFA, a CBF e o COB. Aldo tem 55 anos, e já foi ministro das Relações Institucionais do governo Lula.

Assim como Orlando Silva, Aldo é filiado ao PC do B, e é considerado polêmico por algumas propostas como a criação do Dia Nacional do Saci-Pererê, que substituiria o Halloween, no dia 31 de outubro. Também criou um projeto para diminuir a quantidade de palavras estrangeiras utilizadas pelos brasileiros, e mais recentemente foi relator do projeto que altera o Código Florestal. Nessa ocasião Aldo defendeu alguns pontos que beneficiariam os donos de terra, e quem já foi preso por cometer crimes ambientais.

Particularmente não sou a favor da posição de Aldo Rebelo quanto à proteção do meio ambiente, e não o vejo como uma pessoa com relação forte o suficiente com o esporte. Mas não há como prever o comportamento do novo ministro daqui pra frente, espero apenas que ele entenda o momento pelo qual estamos passando. O mundo já sabe quem é Ricardo Teixeira, a FIFA já sabe que a presidente Dilma não cederá tão fácil quanto o ex-presidente, mais um esquema de corrupção foi descoberto e está sendo investigado, mais um ministro corrupto caiu...

É um momento único para mudar a forma desrespeitosa com a qual o esporte é tratado no Brasil. Chamem-me de idiota por ser otimista, mas vou acreditar nessa “revolução no esporte” pela qual passa no nosso país, e espero que nosso novo ministro também acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário