sábado, 1 de outubro de 2011

Nosso maior símbolo: a Amarelinha

É engraçado como muitos se incomodam com a denominação de “país do futebol” dada ao Brasil, eu mesma me sinto minimizada quando entrevistam um gringo que ao ouvir a palavra Brasil, diz “mulheres, samba e futebol”. Mas assistindo ao Rock in Rio, percebi que depois das habituais bandeiras do Brasil, o segundo símbolo mais utilizado pelos artistas para criar empatia com a platéia, é a camisa da seleção brasileira de futebol.

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers utilizou a amarelinha, assim como Rihana, e até mesmo o vocalista do Maná, Fher Olvera, que não satisfeito em usar a camisa, chutou algumas bolas de futebol para a platéia. Nós sabemos que nosso país é muito mais que futebol, samba e mulheres bonitas. Nós somos, ou ao menos podemos ser, bons em outros esportes, outros estilos de música e em outras características.


No entanto, não há como negar a importância do nosso futebol como um dos nossos maiores símbolos, ao contrário, devemos ter orgulho de nossos jogadores e times que conquistaram essa importância mundial. E mais que isso, que a enorme simbologia que o futebol tem no país seja utilizada para nos ensinar que esse esporte deve ser cuidado e preservado, para que não seja apenas símbolo da habilidade do brasileiro, mas também da dedicação de um povo para preservar parte de sua identidade.

E essa preservação se dará a partir do momento em que deixarmos um pouco de lado nossa paixão “clubística” ou a paixão de alguns pela seleção, para atentar mais às questões políticas e institucionais que cercam esse esporte. Pois essas questões, se mal tratadas, maltratarão o futebol em si, prejudicando inclusive a imagem do Brasil como um todo. Pode não ser o julgamento mais correto, e na minha opinião não é, mas não nos custa nada preservar o nosso símbolo e a nossa paixão da agressão daqueles que só querem tirar proveito da importância do futebol nesse país.

E quem sabe assim, esse comportamento, esse desejo por fazer as coisas certas, esse esforço para proteger o futebol, enquanto esporte, enquanto entretenimento, enquanto símbolo, possa se refletir nas diversas esferas carentes de preocupação e de cuidado civil que esse país possui. Façamos da amarelinha não nosso maior, mas nosso melhor símbolo, e mais que isso façamos dela nosso maior exemplo de como esse país deve ser. Basta você querer, amigo torcedor, e aí nós chegaremos lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário