terça-feira, 12 de julho de 2011

Messi não cantou o hino. E daí?!


Finalmente a Argentina conseguiu sua primeira vitória na Copa América 2011. Uma boa vitória, com futebol bem jogado, e com direito a noite mais que inspirada de Messi. A vítima foi a fraca seleção sub-23 da Costa Rica, mas o importante para os argentinos era ganhar confiança, e montar um time onde Messi conseguisse jogar o que sabe. Com Agüero, Gago, Di Maria, e até mesmo com Higuaín perdendo gols feitos, a Argentina era outra.

Messi teve companheiros capazes de dar continuidade às jogadas criadas por ele, e também de criar suas próprias jogadas. Por que Agüero e Di Maria são reservas? Acho que hoje até Baptista está se perguntando isso. Não é a melhor seleção da Argentina, não é uma seleção com garantia de sucesso na próxima fase. Mas é uma seleção que nessa Copa América jogou o melhor futebol até agora.

Sim, a Costa Rica é um time fraco, já sei! Mas a Bolívia também é, e a Argentina foi incapaz de vencê-la. Então méritos para Messi, Agüero, Gago, Di Maria, Romero, e até mesmo Higuaín. E méritos para as modificações de Baptista! Méritos de Baptista por perceber, enfim, que ele mesmo criou esse time anos antes, e que ele mesmo já fez esse time ser campeão.

Digo isso porque Baptista treinava a seleção sub-20 da Argentina que foi campeã em 2005. Lá estavam Messi, Gago, Agüero, Zabaleta e Biglia. A seleção sub-20 campeã em 2007 tinha Romero, Banega, Agüero e Di Maria. Sérgio Baptista não era técnico em 2007. Mas foi em 2008, quando a Argentina foi campeã olímpica em Pequim. E lá estavam Romero, Zabaleta, Mascherano, Di Maria, Messi, Agüero e Lavezzi.

A Argentina tem uma belíssima história com suas seleções de base. E finalmente Sérgio Baptista entendeu que a culpa não era do Messi não cantar o hino, mas era dele (Bapstista), por não se aproveitar de um time que vem se formando desde 2005. Messi não cantou o hino novamente, mas duvido que alguém esteja lembrando-se disso agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário