domingo, 17 de julho de 2011

Sobre a Venezuela...



O futebol não é nem de longe o esporte mais popular na Venezuela. Boxe, Basquete e Beisebol sempre foram mais apreciados pelos venezuelanos, influenciados pela sua proximidade com o Caribe, que por sua vez é influenciado pelos EUA. Mas a vizinhança sul-americana parece estar influenciando também, e influenciando no crescimento do futebol. A seleção que nunca venceu um campeonato, e que nunca participou de uma Copa do Mundo, hoje eliminou a tradicional seleção do Chile, fazendo sua melhor campanha em Copas América.

E isso não é algo tão surpreendente quanto acham alguns. O futebol venezuelano vem crescendo já há alguns anos, e com a Copa América de 2007, realizada lá, houve um grande empenho político para que isso pudesse acontecer. Eventos esportivos são usados politicamente em qualquer lugar do mundo, e isso é desde sempre. E na Venezuela, onde tudo vira instrumento político do governo, não poderia ser diferente.

Durante a Copa América de 2007 foi possível ver claramente que o evento tinha intenção de fazer boa publicidade para o governo de Chávez. Para tal fim, as cidades-sede escolhidas eram todas governadas por aliados políticos do presidente venezuelano. E vários cartazes, à lá Copa de 70 no Brasil, foram espalhados pelo país. Além disso, houve um grande esforço para mostrar a Venezuela como um país receptivo, que pode atrair turismo e investimentos.

Vou deixar de lado essas questões políticas, que dão assunto para vários e vários posts. Mas é importante que se tenha a dimensão do que o futebol se tornou na Venezuela nesse período, que foi marcado também pelo investimento do governo no próprio esporte, afim de, montar um time que pudesse fazer uma boa campanha diante de sua torcida. Assim o futebol venezuelano veio crescendo e se aprimorando, e cientes de suas limitações, os venezuelanos conseguiram hoje dar um passo a mais em sua história com o futebol. Vamos ver até onde a Venezuela de Cichero pode chegar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário